Post de Quinta #36: jogue clássicos de fliperama direto do seu navegador


Apesar de existirem games de última geração com histórias trilhas sonoras cinematográficas e gráficos incríveis (os Far Cry 4, Destiny e The Order da vida) o meu carinho pelos games antigos é muito especial. Difícil explicar como isso começou. Ok, em parte é fácil. Sou uma criança dos anos 90, vivi a histórica rivalidade entre Nintendo e Sega, a febre dos beat n' ups, e passei uma tarde de domingo inteira jogando Sonic 2 até precisar sair. Quando eu finalmente tinha chegado na última fase. Ahh, que falta um save state fez nessa hora.


Crédito onde é merecido: até eu, que sou mais old school, 
me arrepio com o realismo desse Nathan Drake

Existe uma mágica diferente nos games antigos. Se por um lado Uncharted 4 promete ser fantástico pela riqueza absurda de detalhes que aproximam a tecnologia da vida real, os games antigos me encantam pela sua limitação. Parece maluquice, mas você não leu errado. A limitação imposta pela tecnologia de cada época obrigava a nós, gamers que encarávamos Alex Kidd & cia, a exercitar a imaginação, pensando se valia o risco de capturar o MissingNo. ou tentando de todas as formas pegar as 3 partes da Triforce.


MissingNo.: a lenda Pokémon que ao ser capturada, 
corrompia os saves dos jogadores

Mas eu vejo valor na geração atual, não se engane. É bem verdade que um dia nós vamos olhar para trás e Mortal Kombat X, Dying Light, todos esses jogos serão velha guarda, só que bem rápido, pois atualmente a capacidade de descartar games é muito maior. Rapidamente as pessoas abandonam o multiplayer de Assassins Creed, e a cada 6 meses sai outro Call of Duty, quando o game anterior sequer teve tempo de ganhar chão no mercado ou corrigir os bugs.

Pensando nessa história toda eu resolvi trazer uma novidade bem legal: um emulador online. Se você não quer ter que baixar arquivos e encher o HD do seu computador com jogos e jogos, que tal a dica do Post de Quinta que hoje te recomenda esse link com mais de 900 títulos de fliperama para jogar direto do seu navegador? Bacana, certo?



A iniciativa é do site americano Internet Archive, que foi fundado em 1996 e coleta páginas, textos, áudio e qualquer outro tipo de informação existente em formatos digitais. Entre os títulos dessa coletânea você encontra Golden Axe, Pitfall II e Street Fighter II, uma pequena parte desse monte de pérolas lançadas entre os anos 70 e 90, tudo ao alcance de um clique.

Para fazer tudo isso funcionar o Internet Archive usa o JMESS, um programa que emula máquinas antigas tais como Atari 2600Commodore 64 e centenas de outras, tudo via Javascript.

Certo. Você curtiu, mas não deve ter entendido nada de como fazer para jogar? Nada tema. O Post de Quinta faz o passo a passo da alegria explicando como funciona. Como exemplo eu vou usar o game Super Hang-On, que foi um dos meus prediletos quando eu ganhei o meu primeiro Mega-Drive.

(Isso lá em 94 ou 95)



Super Hang-On

A imagem aqui não ficou tão legível, mas ampliando você vê melhor


Quando você acessar esse link, a tela acima aparece. Depois é só clicar no Run da mensagem Run an in-browser emulation of the program, que aparece embaixo da imagem de ilustração do jogo, e em seguida vamos mudar de tela.



A tela acima mostra o carregamento. Talvez os gamers mais acostumados com emuladores podem a logo do M.a.m.e., um dos emuladores de fliperama mais populares da internet, do qual o JMESS é um tipo de variação. Ao fim do carregamento você entra na tela de abertura (sem nenhuma dessas redundâncias, eu garanto), que no nosso caso é a tela abaixo.




Aí vem a parte que não é difícil, mas é chata. Aperte a tecla TAB do seu teclado que vai aparecer o menu abaixo.



Uma vez aparecido, dê enter em Imput (general) e depois enter em Player 1 Controls. A tela abaixo vai aparecer, e você vai ver qual tecla aciona qual botão. O uso dos botões varia de jogo para jogo (obviamente), mas geralmente você precisa focar mesmo nesses botões:
  • P1 Left
  • P1 Right
  • P1 Up
  • P1 Down
  • P1 Button 1
  • P1 Button 1
  • P1 Button 1
  • P1 Button 1
  • P1 Button 1
  • P1 Button 1



Aí fica ao seu critério manter o padrão ou mudar. Vai mudar? É só dar enter e escolher a tecla substituta. Fez isso? Aperte ESC, saia de Player 1 Controls e selecione Other Controls:



Aqui vê as configurações mais básicas: como inserir uma nova ficha (Coin 1) e como dar start no jogo (Player 1 Start). Por padrão o Super Hang-On veio definido com o 1 para começar o jogo e 5 para inserir uma nova ficha. Se você quiser mudar isso (mas sinceramente, não precisa), é só fazer como foi para mudar os outros controles. Dê ESC até voltar ao menu inicial, onde tinha a parte do Imput General e tudo o mais. Dê ESC novamente e feliz perda de produtividade!


Avisos

O site recomenda que você acesse os jogos com o Firefox por ser a melhor plataforma, mas explica que eles também funcionam em outros navegadores e sim, funcionam. Eu testei no Opera. Se o som do seu jogo vier picotado e chiado, é só ir em mute que infelizmente você vai jogar no mudo, mas ao menos o bug irritante ficar impossível de perceber. Bom para deixar uma música rolando ao fundo e aproveitar a jogatina. :)

Claro que é chato existirem esses, mas ainda assim a iniciativa é fantástica. Bom principalmente para você que se considera geek de informação, e sempre quer conhecer mais sobre como eram os jogos antigos e tudo mais. Ok, minto, é bom para todo mundo, ha!

E você ainda tem as opções full screen para tela cheia e dark background, se você quiser jogar na tela com o tamanho original, embora ele seja meio pequeno.

Sobre Bruna

Nerd preguiçosa, pseudo metalhead, cristã, metida a jornalista, mas formada em publicidade. Faz-tudo, sofre-com-tudo, nunca-dorme-direito. Expert em virar criança com Pokémon e Saint Seiya.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.