Tähdet, Tähdet: Anette Olzon canta "Lascia ch’io pianga" (Rinaldo)


E chegamos à semana da ópera no Tähdet, Tähdet! De todas deve ter sido a mais interessante (se bem que eu venho falando isso há algum tempo, risos), justamente por todo o passado de críticas que a Anette tem com relação ao tom e a afinação da sua voz. Imagina a responsabilidade de cantar uma ária de ópera? Muita elevada ao quadrado.

Tal como eu tinha avisado no Facebook, a música que ela escolheu foi "Lascia ch'io pianga", mas deixei para contar mais sobre a música nesse post, então lá vamos nós. Créditos à Wikipédia por oferecer pouca, mas informação suficiente para a nerd que vos fala.


Hora da história

"Lascia ch'io Pianga" é uma ária de soprano italiana composta por George Frideric Handel, que tornou-se uma peça de concerto popular. Como ária a peça foi usada pela primeira vez em Handel Il Trionfo del Tempo e del disinganno (1707), embora com um texto e nome diferentes, "Lascia la spina". Handel posteriormente reciclou o trabalho para sua opera Rinaldo (1711), dando a ária a personagem Almirena (interpretada pela soprano Isabella Girardeau na estréia da ópera), no segundo ato. Rinaldo foi um grande triunfo para Handel, e é principalmente a este trabalho que a ária está associada.

Hora da análise

Eu gostei. O fato Anette Olzon cantar ópera seria impossível de imaginar há alguns anos, então só pelo valor histórico já é uma apresentação importante. Tecnicamente falando, "Lascia ch'io pianga" é uma música delicada, que se adaptou bem à voz dela, entrando para a lista de intépretes da música que incluem apenas Sarah Brightman Montserrat Caballé. Toda a postura da Anette foi impecável, até porque a ópera em si não permite muitos movimentos, risos. Gostei bastante do figurino também, ficou bem dentro do personagem, claro, apesar de não superar o figurino da semana de punk rock.


Mas infelizmente, terminamos por aqui

Não consegui entender bem os termos, mas semana que vem será a última apresentação da Anette. Acho que agora começaram as eliminações ou algo assim, é difícil ler textos em finlandês bem medianamente traduzidos para o inglês, na tentativa de entender alguma coisa em português, mas sim, o fim da jornada dela no Tähdet, Tähdet é oficial. Durante a semana imagino que ela deve soltar mais detalhes sobre a performance, que deve ser mais uma despedida do que parte da competição.


Considerações finais

Novamente o programa ainda não soltou os vídeos no Youtube, então para assistir a apresentação da Anette é só clicar aqui. Como sempre, desative qualquer bloqueador de propagandas, senão o vídeo não vai aparecer nem tocar.

Ah! Com um bocado de atraso eles colocaram a apresentação de "Man! I Feel Like a Woman" no Youtube (finalmente), então o post foi atualizado e agora você pode ver/rever o vídeo mais facilmente aqui. Das outras apresentações, recomendo conferirem o Jarkko Ahola cantando "Nessun Dorma" de Puccini que foi fantástico! Essa é uma das árias mais populares da música clássica, e até mesmo na música popular..

Me julguem por lembrar da boa época dos calouros do Programa Raul Gil, que sim, existiu. E sim, eu vou argumentar com você defendendo isso, risos.

No post da próxima semana eu vejo se deixo a lista com os links dos posts anteriores, ou até se eu escrevo um post de melhores momentos, embora não ache tão viável já que existem posts separados, então fica mis fácil linkar eles. Enfim, nos falamos. :)

Sobre Bruna

Nerd preguiçosa, pseudo metalhead, cristã, metida a jornalista, mas formada em publicidade. Faz-tudo, sofre-com-tudo, nunca-dorme-direito. Expert em virar criança com Pokémon e Saint Seiya.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.