Cover de Quinta: Céline Dion & Anastacia - You Shook Me All Night Along (AC/DC)


Hoje o Cover de Quinta cruza os limites de bom senso e cai de cara no campo minado das polêmicas, enquanto inventa de trazer um.. Cover ao avesso.

Uma das coisas que eu mais gosto no metal como os músicos são capazes de mostrar ecletismo musical. Nunca me esqueço da Elize Ryd (Amaranthe) dizendo na nossa entrevista que gosta de Lana Del Rey, por exemplo. Parte deles têm maturidade suficiente pra reconhecer que música X ou banda Y pode não ser do seu nicho, mas que a qualidade existe e está lá. Gosto disso, embora é claro, eu respeite os que focam 100% no metal.

Já os fãs de metal infelizmente sempre andaram na contramão disso. Com um comportamento elitista e arrogante, muitos (embora não todos) têm o hábito de diminuir o valor de certos artistas (mesmo os da música pesada) não pela ausência de talento, e sim por causa de uma ideia boba e infantil:

Não é o que eu gosto, então com certeza é ruim.

Mas surpresa! Artistas sem talento aparecem fora e dentro do metal/hard rock. Se você e eu pararmos de olhar para o próprio umbigo, achamos várias bandas de qualidade e/ou comportamento duvidoso.

Aqui no blog essa pobreza de espírito não tem vez, muito porque o meu "DNA musical" tem base num mix de estilos, e mesmo que hoje o meu foco seja a música pesada, sempre tento manter um olho no pop, no dance, no indie, porque mesmo se for para criticar, você precisa ter ao menos um pouquinho de ideia do que você está criticando. E é lá do pop que vem a pérola que dá a vida ao cover da semana: Céline Dion e Anastacia.

Você não precisa ser colega próximo para saber que eu sou uma grande fã da Céline. Fiz questão de deixar isso registrado no meu perfil aqui no Hardmetal Brasil. Tenho ela como exemplo de vida pelo caráter, o cuidado com a família e a simplicidade no tratamento com os fãs, gestos que podiam ser copiados por todas as sub-celebridades esnobes.. Por que se é para copiar, vamos copiar coisa boa! Isso sem falar no talento inquestionável.

Mas como sempre, todo Cover começa pela nerdice...



Sobre a original: "You Shook Me All Night Along" é parte do álbum Back In Black, lançado pelo AC/DC em 1980, aparecendo depois no álbum Who Made Who, esse lançado em 1986 como trilha do filme Maximum Overdrive, de Stephen King. A música foi o primeiro single a contar com Brian Johnson como vocalista e alcançou a posição 35 da lista USA's Hot 100 da Billboard.

Estima-se que Back In Black tenha vendido 50 milhões de cópias ao redor do mundo, informação que eu não posso dizer com 100% de certeza se é verdadeira. Dada a fama do álbum, não é difícil. O quê eu tenho certeza, entretanto, é que o site do RIAA (Recording Industry Association of America) lista o álbum como premiado apenas 22x com o disco de platina.

"You Shook Me All Night Along" entrou no top 10 da lista "The 100 Greatest Songs of the 80s" do canal VH1, e no topo da lista "Top Ten AC/DC songs", também do VH1. A revista Guitar World listou a música na posição 80 da lista "100 Greatest Guitar Solos."



Sobre o cover: ele aconteceu na edição 2002 do concerto VH1 Divas Las Vegas. Realizado entre 1998/2012, o concerto teve como marca registrada unir as grandes divas da música pop e arrecadar fundos para a VH1 Save The Music, ONG com a missão de assegurar o ensino de música como um componente essencial para uma educação completa, dando às crianças as ferramentas e confiança para se destacar em termos académicos e na vida.

A edição 2002 também teve as participações de Cher, o grupo Dixie Chicks, Mary J. Blige, Shakira, Anastacia, Whitney Houston, Cyndi Lauper, Stevie Nicks, além da guitarista Meredith Brooks, conhecida pela autoria hit "Bitch", que por erro é frequentemente atribuída à Alanis Morissette.



Veredito: essa é uma ideia que eu vou considerar repetir no futuro, caso eu esbarre com outro cover da linha pop meets metal. É interessante. Serve também para quebrar o clichê (especialidade do blog) e ao mesmo tempo manter a tradição do post. Fora que me ajuda a dizer pela vez no. 1000 que gostar não é obrigatório, porém respeitar é uma obrigação essencial que faz a vida girar.

Não sou tão fã assim do AC/DC. Tenho umas músicas que eu gosto, e no geral respeito a banda pela sua história. "You Shook Me All Night Along" é a minha favorita. Já Céline e Anastacia fazem um verdadeiro show na hora de cantar o cover, o que é mais do que esperado de duas divas. É uma versão que eu gosto por ser divertida.

E fica como a minha homenagem atrasada pelos 47 anos que a Céline. Me julguem!




Letra

She was a fast machine
She kept the motor clean
Was the best damn woman that I ever seen

She had sightless eyes
Telling me no lies
Knockin' me out with those American thighs

Taking more than her share
Had me fighting for air
She told me to come, but I was already there

Cause the walls started shaking
The earth was quaking
My mind was aching
And we were makin' it
and you

Shook me all night long
Yeah you, shook me all night long

Walking double time on the seduction line
She was one of a kind
She's just mine all mine

Wanted no applause
It's just another cause
Made a meal out of me, and come back for more

Had to cool me down
To take another round
Back in the ring to take another swing

But the walls start shaking
Earth was quaking
My mind was aching
And we were making it
and you

Shook me all night long
Yeah you, shook me all night long
Knockin' me out, yeah you
Shook me all night long
You really shook me, yeah you
Shook me all night long
Yeah, you shook me
Well you shook me

You, shook me all night long
Yeah you, Shook me all night long
You really got me, and you
Shook me all night long
You really got me, and you
Shook me all night long
Yeah you shook me
Yeah you shook me
All night long

Sobre Bruna

Nerd preguiçosa, pseudo metalhead, cristã, metida a jornalista, mas formada em publicidade. Faz-tudo, sofre-com-tudo, nunca-dorme-direito. Expert em virar criança com Pokémon e Saint Seiya.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.