24 Horas ganhará série derivada sem Jack Bauer: 2 motivos para a ideia dar certo


24 Horas é uma das minhas séries favoritas. Assisti e adoro as nove temporas, com ação e clichês inclusos. Só me falta ver o filme, Redemption. Foram nove anos rindo, chorando, vibrando, dando rage e me apegando a dublagem brasileira da série, que é uma das melhores. Viva um Novo Dia foi a única que eu consegui ver na Fox, com audio original.

E pelo que parece, a série vai mesmo voltar. É um rumor que eu escuto há meses, mas nunca deram corda. Até então. A Fox finalmente deu sinal verde para a produção de uma série derivada de 24 Horas (ja posso chamar de spinoff, certo?), mas, sem Jack Bauer (Kiefer Sutherland) como protagonista. Durante a coletiva de imprensa da Assoiação de Críticos da TV Norte-Americana, a Fox revelou que os roteiristas Manny Coto e Evan Katz estão trabalhando no roteiro de uma nova temporada.

Isso vai ser uma bosta federal, você deve ter pensado. 24 Horas sem Jack Bauer? Sim, galera. Mas não foi por falta de tentativa:

"Gostaríamos muito de ter Kiefer na nova temporada e chegamos a convidá-lo, mas ele disse que não quer mais continuar vivendo o personagem. Foi ele quem nos incentivou a continuar procurando novas formas de trazer a série de volta", disse Gary Newman, presidente do canal Fox. A posição do Kiefer faz todo sentido, e eu respeito. Com isso, a nova trama será focada num caçador de terroristas com seus 20 e poucos anos, que trabalhará ao lado de uma agente mais velha e experiente.

Howard Gordon, produtor de 24 Horas, também cuidará da série, inicialmente planejada como uma minissérie. AInda não há informações sobre a estreia, entretanto.

Dito tudo isso, você deve ainda estar pensando na bosta federal que será a ideia de trazer 24 Horas de volta, sem a maior estrela. É como Dragon Ball sem Goku, já vi dizerem. Só que é claro que a maluca que vos fala pensa diferente, e eu dou 2 razões pelas quais a ideia pode sim dar certo.

A quinta temporada foi uma das melhores e não abro mão disso

1) Boa parte dos personagens de 24 Horas está morta
Vou deixar você com esse semi spoiler, mas não vou citar nomes. Assim você me xinga, mas só 50%. Game of Thrones mata demais? 24 Horas fazia isso before it was cool. Sendo assim, trazer a série de volta implica em inevitavelmente ter outro elenco. Essa atmosfera com elenco diferente já foi sentida em Viva um Novo Dia, só não explorada a fundo por também ter sido uma minissérie, então essa pode ser uma boa hora. 

Nunca gostei de CSI, mas o NY sempre foi o que mais me descia. Sdds Mack e Stella.

2) Outras séries se desmembraram e fizeram muito sucesso
No nicho policial tivemos três: NCIS, Law & Order e CSI. Ambas as séries tiveram um começo, e ao longo do tempo se desmembraram em vários spinoffs que ganharam a sua própria vida, sucesso, popularidade e independência das séries originais:

NCIS: tem a principal (NCIS) e os spinoffs Los Angeles e New Orleans;
Law & Order: tem a principal (Law & Order) e os spinoffs Special Victims Unit (ou SVU, uma das mais populares), Criminal Intent, Trial by Jury, LA e UK;
CSI: tem a principal (CSI) e os spinoffs NY, Miami e Cyber.

Quer um exemplo ainda mais absurdo? Xena: A Princesa Guerreira nasceu como spinoff de Hercules: The Legendary Journeys, estreada pelo aguado Kevin Sorbo. E no fim do dia, Xena, a série derivada, fez muito mais sucesso que Hércules, a série original (e graças a Zeus por isso).

Então por que 24 Horas não pode seguir o mesmo rumo? Por que o conservadorismo tem que limitar as minhas chances? Lembrando que eu digo isso, mas não sou "poser". Sou fã, e hardcore.

O nome é um cartão de visistas. Se o seu é igual ao do vizinho, quem é quem?

Agora tem 1 porém: o nome
Parece bobagem, mas não é. A mudança de nome faz muita diferença. Isso ajuda de imediato a fazer o telespectador ter a noção de que CSI: NY é sobre o detetive Mack Taylor & cia, e não Gil Grissom & cia. Separar, entender e diferenciar. Você consegue encarar as séries derivadas e as originais que eu citei como coisas separadas, mas pertencentes ao mesmo mundo (franquia).

Por isso seria um grande erro trabalhar com o nome 24 Horas. Não tem mais nexo, é um ciclo que já terminou. Por outro lado, acho a ideia de usar 24 Horas: Viva Um Novo Dia boa, passa exatamente a ideia de continuar o legado, mas literalmente vivendo novos dias. E se essa nova minissérie tiver alguma conexão/referência a algo das 9 temporadas seria ainda mais interessante, já que essa agente mais velha e experiente poderia muito bem ser a agente Kate Morgan, personagem da atriz Yvonne Strahovski.

Mas isso é só uma divagação minha.

Na verdade a minha vontade era de ver esse derivado estrelado por uma mulher -a própria Yvonne, por exemplo- mas por mais que eu adore 24 Horas, eu tenho a consciência de que certas coisas a série não vai me oferecer. Agora que seria deveras legal, seria.


O veredito
A ideia do spinoff precisa ser bem trabalhada, isso é fato. Primeiro é arranjar um elenco carismático e convincente na atuação, pois vai ser tarefa complicada desviar das comparações com o elenco original (se for possível desviar). Segundo, é trabalhar bem a nova ideia, tentar fugir de uns clichês aqui e ali (embora eu sei que isso não vai acontecer), e terceiro, trazer o Sean Callery de volta para compor a futura trilha sonora. Considerando esses fatores (no mínimo), há potencial sim.

E que não me arrumem um caçador de terroristas padrão One Direction ou Edward Cullen. Deus me livre. Nem romances açucarados, coisa que virou hype, mas nunca fez o perfil da série. Esses 2 elementos cortam no mínimo 50% da minha vontade de ser feliz.. Mantenham o foco no drama, na tensão, ação, e nas dinâmicas de relacionamento vs tempo disponível. Já está ótimo assim.

Fonte: CinePOP

Sobre Bruna

Nerd preguiçosa, pseudo metalhead, cristã, metida a jornalista, mas formada em publicidade. Faz-tudo, sofre-com-tudo, nunca-dorme-direito. Expert em virar criança com Pokémon e Saint Seiya.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.