Analisando o novo trailer de X-Men: Apocalipse sob uma perspectiva n00b


No final de 2015 eu prometi a vocês que 2016 seria o ano da sinceridade, certo? Então é hora de fazer jus a isso e enfim comentar o segundo trailer de X-Men: Apocalipse que sim, nós vimos, e não, não postamos ou sequer fizemos uma menção honrosa. Mistura de bug mental com falha nossa. E, como a essa altura do campeonato postar o vídeo como notícia, ou fazer uma análise frame por frame já é coisa requentada... Que tal partirmos para uma análise sob o ponto de vista n00b?

Sim! A pessoa que vos fala é relativamente n00b em matéria de X-Men nos cinemas, mas ela vai comentar o vídeo assim mesmo, na coragem e cara grande. E isso foi um problema, pois eu não tinha ideia de quê diabos dizer, quando decidi fazer assim: vou dividir o post em um elogio, duas críticas e a conclusão sobre esse salseiro. Vamos começar:


Assistiu? Pois bem, vamos quebrar a cuca.

O elogio: explorar a ideia dos Cavaleiros do Apocalipse
Quem conhece o quarteto da Bíblia não está errado. Só não conhece a história completa, e eu conto agora: sim, a Marvel Comics tem sua própria versão para os flagelos da humanidade, cuja primeira menção foi feita na edição 10 de X-Factor, lançada em 1986. Já a estreia aconteceu na edição 15 da mesma série, lançada em 1987.

Os Cavaleiros do Apocalipse é um grupo de mutantes que sofre lavagem cerebral do Apocalipse, o que pode/digamos/eu gostaria de pensar que explica a Tempestade sendo parte disso, por exemplo. Embora eu pense que para ignorarem esse pequeno tipo de explicação que faz muita diferença, não custa nada. Daí as habilidades do grupo são aumentadas e sistematicamente atribuídas aos cavaleiros da Biblia: Morte, Fome, Peste e Guerra.

Sabemos que a nova encarnação deles está entre nós (cortesia do Adoro Cinema):

  • Tempestade (Alexandra Shipp) - recrutada nas ruas do Cairo.
  • Arcanjo (Ben Hardy) - integrante de um clube da luta em Berlim.
  • Psylocke (Olivia Munn) - atua atrás da Cortina de Ferro para o mutante Caliban (Tómas Lemarquis)
  • Magneto (Michael Fassbender) – Eric estará tentando retomar uma vida normal na Polônia, com um novo amor, quando seu mundo repentinamente desmorona. Apocalipse aproveita a oportunidade e encontra o seu mais talentoso "assistente" enfurecido, recrutando-o sem muita dificuldade.

Agora quem é quem no Bíblia vs filme? Deixem os palpites de vocês nos comentários. Ou mesmo se essa informação já existir, comentem aí. Nem sempre eu consigo acompanhar tudo.

A crítica: o figurino ainda não ajuda
Soa como reclamação de fã chata, mas não é. Os figurinos dos mutantes sempre me incomodaram, e sei que não estou sozinha nisso: é difícil entender a razão de colocarem os personagens nas mesmas "armaduras" no mix cinza e preto, quando boa parte do apelo dos X-Men vem justamente daí, dos designs e cores dos trajes. Sinceramente? Optar por algo padronizado parece colégio, que passa a sensação de falta de personalidade.

Entretanto, temos três destaques, ou dois destaques e meio. Tempestade e a Psylocke por enquanto estão impecáveis, você as vê e sabe de quem se trata de imediato. O Arcanjo não está ruim de todo, e pelo que parece, o Noturno vem com o traje Michael Jackson em Thriller, o que será ótimo pelos motivos de reconhecimento e apelo popular que eu acabei de dizer.

E isso vira um incentivo inevitável principalmente para o fã casual, que se sente levemente mais interessado em investir atenção no filme. Digo pela minha experiência.

A crítica: Mística líder?
Cronologia é outro Calcanhar de Aquiles dos filmes dos X-Men, o motivo maior pelo qual eu nunca investi realmente o meu tempo neles. É tanta coisa que eu presto atenção na vida, então só fui mais de ver um pedaço de filme aqui, outro ali, um filme do Wolverine completo acolá, e pronto. Mas, ainda assim é sabido que a Mística viveu uma constante crise de identidade e agora, justo agora, ela decidiu se aliar aos mocinhos, e uh oh, só eu acho isso bastante estranho?

Não sei a fundo como uma fã hardcore saberia o histórico do relacionamento da mística com os X-Men, mas eu sei que aliada, propriamente dita, ela não é. Ok, a Mìstica fez parte do X-Factor (não o programa, ok?), e ainda assim é por ter sido capturada pelo governo americano. E no trailer ela totalmente assume a posição do líder dos X-men!

Aí você me pergunta: você não apoia as mulheres em papéis de destaque? Apoio. Mas esse tem uma intenção clara e discutível: dar à Jennifer Lawrence os holofotes do filme, afinal ela é o rosto mais famoso do elenco, tecnicamente chamado mais a atenção e convertendo a ideia em uma maior bilheteria. Ou não necessariamente. E mexer com um personagem tendo essa intenção não é pecado, todo estúdio faz o que der para faturar o máximo possível. Mas isso não impede ninguém de notar e criticar a ideia.

A conclusão: continuo neutra
X-Men: Apocalipse não é um filme que eu tenha vontade de assistir, e o novo trailer não mudou isso. Claro, mais uma produção americana sob o fim de mundo pode parecer cansativo, mas se você ver as dezenas de filmes apocalípticos que existem, é porque a ideia tem apelo, e plus, dependendo de como fizerem eu posso até me interessar sim, vide San Adreas que é um clichê master, mas eu gostei bastante.

Só que eu, na condição de fã casual, não encontrei o motivo que justifique interesse ou hype meus, coisa que até Batman vs Superman conseguiu criar.. E olha que eu também não sou fã AAA da DC Comics. O filme parece que vem com uma boa produção, as cenas de explosão do Instituto, de caos no Cairo, dos mísseis sendo lançadas estão muito boas, admito. Mas ainda assim, sabe?

Tenham em mente que isso é apenas uma análise tal como a proposta diz: sob a perspectiva casual. Eu sei que ignorei detalhes e etc. Mas resumindo, aos que estão empolgados, é um direito de vocês. Aos que não estão, não é pecado. Afinal, alegria! Por mais que não pareça, você é livre para ter a sua opinião. Mesmo que seja uma opinião sob perspectiva n00b.

Sobre Bruna

Nerd preguiçosa, pseudo metalhead, cristã, metida a jornalista, mas formada em publicidade. Faz-tudo, sofre-com-tudo, nunca-dorme-direito. Expert em virar criança com Pokémon e Saint Seiya.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.