Estamos ficando velho. Dragon Ball (primeiro anime, não confundir com Dragon Ball Z) completa 30 anos em 2016 e, agora sim, toda saga de Goku continua muito forte e viva, mesmo com Dragon Ball Super estragando. Para comemorarmos, vamos fazer uma viagem por algumas músicas dos jogos de Dragon Ball ao longo dos anos e um breve comentário da minha experiência.

Como vou basear no que joguei, infelizmente seu jogo favorito pode ficar de fora. Mas se for o caso, deixe nos comentários a música e porque você gosta dela e do jogo.

Minha saga nos games da série começaram pelo Super Nintendo com os clássicos Super Boutoden (o Grande Torneio de Artes Marciais) e Hyper Dimension. Infelizmente não temos músicas de abertura, apenas os temas das fases e os efeitos sonoros, além de, uma boa dublagem para os golpes. Depois aproveitei alguns títulos no Game Boy.


Quando chegamos no PlayStation eu passei pela trinca, e tinha eles separados e no 3 em 1, Dragon Ball Z Legends ou Dragon Ball Z: Idainaru Dragon Ball Desentsu no Japão, lançado em 1996. A jogabilidade era próxima do anime, com a porrada comendo solta. Controlávamos os personagens indo direto pra luta, defendendo ou com esquivas laterais. O jogo possui sua abertura ocm tema instrumental e computação gráfica questionável como pode conferir abaixo.


O melhor para competior, mas nem por isso mais amigável de jogar, foi Dragon Ball Z Ultimate Battle 22 (que eu transformava em Ultimate Battle 27 para jogar com Super Saiyajin 3). O jogo mantém o padrão do Snes nos comandos e os especiais saem com meia lua ou meia lua para frente e para trás, e vice versa. Além da versão a moda da casa para Arcade mode, tinhamos a opção de construirmos nosso personagem. Selecionando um dos 27 (você vai saber já já), através do Build Up cada luta vencida, ajudava a subir de nível.


Na tela título, antes de apertar  Start faça: Cima, triângulo, baixo xis, esquerda, L1, direita e R1. Se feito corretamente, um som confirmará e o jogo irá rodar a abertura com os cinco novos peronsagens: Mestre Kame, Mr. Satan, Goku SSJ3, Gogeta e Goku criança.
Fechando a trinca vem o jogo que divide opiniões. Particularmente eu gosto dele por terem arriscado e também, por ter Gogeta SSJ4 de personagem secreto. É uma frustração não ter habilitado vencendo o jogo 20 vezes no hard em Dragon Ball GT Final Bout. Me contentei com o código de na tela de press Start fazer direita, esquerda, baixo, cima, direita, esquerda, baixo, cima e depois triangulo 5 vezes e xis 9 vezes. O jogo é em 3D com um sistema de combo universal através do launch apertando L2+frente e escolher entre Quadrado e Triângulo ou Triângulo e Bolinha pros combos. Máximo de 8 hits.

Final Bout é o único a ter abertura estilo clássico dos animes, com tema cantado e sequência legal de lutas:


Chegando nos 128 bits, Dragon Ball Z ganhou vários jogos para PlayStation 2 em especial. O jogo que mais me marcou foi Dragon Ball Budokai Tenkaichi 3. simplesmente perfeito. Modo história, que por mais que todos nós sabemos de cor e salteado, é bem fluido e legal de ficar liberando os capítulos. Envolve Dragon Ball, Dragon Ball Z, os 13 filmes de DBZ lançados até então, Dragon Ball GT.

O tema de abertura é cantado pela lenda Hironubu Kageyama, um dos integrantes do JAM Project, e ele também é responsável por cantar Cha La Head Chala. O tema de Budokai Tenkaichi 3 ou Meteor Sparking no Japão, é "Super Survivor".



A série ganhou diversos jogos, chegando até a virar franquia anual. Ao chegar nesse ponto, os lançamentos foram mais criticados e, segundo a crítica, perdendo qualidade. É complicado lançar jogo baseado em anime, ainda mais quando já sabemos toda a história dele. Mas entre mortos e ressuscitados pelas Esferas do Dragão, a série de Akira Toryama possuí muitos excelentes jogos. E agora é com você leitor, conte-nos suas experiências jogos musicais com a série.

Sobre Wakashimazu

Gamer de nascimento, guitarrista por insistência, se divide em três para dar conta de dominar o mundo da música, dos jogos e dos otakus, enquanto lida com a caixinha de surpresas chamada de vida. Pode ser encontrado no Last FM, na Live ou no fórum!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.