Uma coisa eu vivo dizendo aqui no site e ainda não mudou: gosto bastante de coisas fora da caixinha do óbvio. Games pouco falados, séries injustiçadas, bandas menos conhecidas, esse tipo de coisa. E pelas curvas da internet eu descubro de tudo um pouco, desde o que me faz pensar em que mal eu fiz para a humanidade, ou o que é até interessante, feito a situação que me levou a conhecer o Rusty Peacemaker e seu álbum, Ruins

A história que levou ao álbum
Rusty é um austríaco que em 2003 começou a produzir suas próprias músicas. Decidido a lutar pelo sonho dourado de viver de música pesada, fundou em 2010 a Solanum Records, que ele com muito bom humor definiu para mim como a "gravadora de um homem só," o que me deixou bem surpresa. E eu respondi que já entendia como é esse tipo de coisa, afinal, quem não conhece um certo HMBR que faz coisas ao estilo dos grandes portais e só tem duas pessoas na equipe?



Por que ouvir Ruins?
Porque se você gosta de um som combinado entre momentos rápidos, mas no geral, uma atmosfera introspectiva, é uma boa pedida. Rusty cita o Bathory como inspiração para perseguir a ideia, por isso tanto ele quanto Quorthon são bandas de um homem só. Sim! Exceto pela bateria (gravada por Franz Löchinger), todos os instrumentos e os vocais masculinos do álbum foram gravados pelo músico, e ao começar a ouvir as 10 faixas, você nota que a inspiração no Bathory não termina no conceito.

Não maioria do tempo o som é meio arrastado, seguindo o feeling de "One Rode To Asa Bay", dando um exemplo mais famoso. Todas as faixas tem aquela pegada nórdica inclinada para o viking metal com momentos animados aqui e ali que até surpreendem, como acontece por exemplo na ótima introdução de "Made of Lies." O vocal? É a minha parte favorita, tanto o feminino, feito pela Lady K, quanto os do Rusty, que guardam certa semelhança tanto em timbre quanto em estilo do Jonas Renkse do Katatonia, o que é bom. Eu gosto demais do Renkse.

Destaques
"Made of Lies" - após a abertura mais lenta e intimista que é "Ruins", "Made of Lies" surpreende um tanto, e de forma positiva. É uma música corrida, com guitarras que se destacam bastante que casam super bem com a bateria. Deu um contraste inusitado;

"Knowing" - outra sensação frequente ao ouvir o álbum é de como certas passagens lembraram Pink Floyd. Juro! Essa coisa do "lembrou fulano, lembrou sicrano" é bacana, pois ajuda você a se situar no caso de uma banda pouco conhecida e saber o que esperar do som. Nesse caso o primeiro minuto dela gritou "Brain Damage" na minha cabeça. O trecho dos 02;47 aos 03:20 tem um baixo bem tocado e fácil de ouvir, e como é o meu instrumento favorito, é claro que eu daria destaque. :)

"The Game" - outra das músicas mais agitadas, embora aqui seja uma agitação sem exatamente ser rápida... Mais cadenciada, eu diria. Espero que isso faça sentido. O som é algo bem.. Ao estilo viking metal, eu diria, com o trecho de 01:47 a 01:54 sendo meu destaque. Quem costuma ouvir Ensiferum também deve se sentir em casa.

Conclusão
Se você está procurando por um álbum colorido, cheio de riffs alegres e vocais para cima, "Ruins" não é para você. Agora se você gosta das bandas citadas ao longo desse review, e gosta de um som solitário, melancólico, mas não tão pessimista, simples (e eu falo isso como elogio), calcado no doom e progressive metal, com boa exploração do violão tal como acontece na curta "Forever", e o tempero pontual dos vocais femininos, aí sim, o trabalho do corajoso e meio doido Rusty Peacemaker é 100% indicado para você.

And thanks for the attention and patience, Rusty. Congrats for the effort because you totally rocks! :D

Tracklist
1.Ruins
2. Made of Lies
3. Ocean of Life
4. The Game
5. Night Angel
6. Candlemess
7. Forever
8. Matter Over Mind
9. Knowing
10. Pillow of Silence

Formação
Instrumentos e vocal masculino - Rusty Peacemaker
Vocais femininos - Lady K
Bateria - Franz Löchinger

Nossa cópia física de "Ruins" :D

Links relacionados
Site oficial: www.rustypacemaker.com
Solanum Records: www.solanumrecords.com
Imprensa e merchandising: rustypacemaker@aon.at
Facebook: www.facebook.com/rustypacemaker
Youtube: www.youtube.com/user/rustypacemaker
Bandcamp: rustypacemaker.bandcamp.com

Sobre Bruna

Nerd preguiçosa, pseudo metalhead, cristã, metida a jornalista, mas formada em publicidade. Faz-tudo, sofre-com-tudo, nunca-dorme-direito. Expert em virar criança com Pokémon e Saint Seiya.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.