No último sábado saíram as primeiras reações a Capitão América: Guerra Civil e nós avisamos: olho vivo, pois na próxima quarta-feira serão divulgadas as primeiras críticas completas do filme! E elas só vieram hoje, quinta-feira, mas vieram e comprovam a enorme confiança da Marvel no longa que aqui estreia no dia 28, mas que nos EUA só sai no dia 6 de maio, ou seja, há uma diferença de tempo bem razoável. Mas, antes dos links, vamos falar primeiro das impressões gerais.

O consenso geral é extremamente positivo
"Guerra Civil" já é citado como o melhor filme da Marvel, ou quando não, fica atrás apenas de "O Soldado Invernal", o que definitivamente é mais um elogio do que ofensa. A abordagem a questões sérias tais como violência e vigilantismo sem perder a leveza é destacada, embora fique a observação do filme ser longo demais. Apoiado nas tramas dos dois filmes dos Vingadores, o filme novamente recebe elogios pelas introduções do Pantera Negra e Homem-Aranha, onde a Variety diz que ele é o pico da experiência Marvel.

O fator continuidade é elogiado, enquanto o The Wrap chama a atenção para o equilíbrio entre a ação séria, mas que não fecha as portas para a diversão, o que me deixou curiosa por demais. Claro, afinal, temos Homem-Aranha e Formiga no elenco, além das sacadas que podem vir do Falcão e claro, de Tony Stark.

As críticas
Mesmo o filmes mais aguardado do momento (e talvez do ano?) não ficaria imune à críticas. Além da já citada longa duração, a IGN menciona que o filme não é capaz de recriar a força emocional e cerebral de "O Soldado Invernal," enquanto a Forbes destaca que o filme é periodicamente um exercício de frustração em longa forma, mesmo indo na contramão de formas surpreendentes. O site inclusive faz o paralelo de que Guerra Civil flerta com o 'The Idiot Plot'* mais do que deveria.

Momento Wiki: The Idiot Plot é a expressão usada para definir o enredo que contém qualquer tipo de problema que poderia ser resolvido instantaneamente... Se os personagens não fossem idiotas.

E falando em personagens, o The Hollywood Reporter critica o fato de atores carismáticos tais como Don Cheadle e Scarlett Johansson terem passado a sensação de ficarem para escanteio durante boa parte da história, o que sim, acendeu o sinal de alerta na minha cabeça, mas é que eu sempre esqueço que apesar da performance fantástica em Capitão América 2, a Viúva não tem o seu filme próprio. Vamos ajustar as expectativas até dia 28.

Por fim, o ponto crítico clássico da Marvel: os vilões. A IGN torna a dizer que o vilão central é sem brilho e o seu ato final, é dramático, mas falta a energia.

A conclusão
É como eu disse no radar de Batman vs Superman: esperem para tirar as próprias conclusões. Reviews e críticas são boas para te dar uma luz do que encontrar, são melhores ainda quando evitam spoilers (e por não saber controlar isso é que eu evito escrever as nossas), e não são para serem a sua opinião, causar briga, discussão, não. Encarem os reviews, mesmo os nossos, como um guia, o relato da experiência de ver filme X ou Y, até porque a ideia do review é essa mesmo.

Eu estou muito, mas muito ansiosa por esse filme. Em 2013 com a estreia de Agents of Shield eu comecei a desbravar várias histórias da Marvel e uma das que mais me chamou a atenção, e que eu mais gostei foi Guerra Civil, pois é enorme, dramática, e tem bastante aparições da Maria Hill, a eterna injustiçada no. 1 do MCU.

Ah, e por enquanto o filme tem 84 de pontuação no Metacritic e 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.

E habemus links!
Chegou a hora que vocês tanto queriam. Não me aventurei por nenhum dos deles, pois eu não quero nem pensar em topar com mais spoilers... Porque num desses reviews eu já vi um spoiler, embora leve, que batia com uma teoria que eu tinha em mente. Então sigam a nossa tag do filme, e se aventurem pelos links abaixo com moderação:

Sobre Bruna

Nerd preguiçosa, pseudo metalhead, cristã, metida a jornalista, mas formada em publicidade. Faz-tudo, sofre-com-tudo, nunca-dorme-direito. Expert em virar criança com Pokémon e Saint Seiya.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.