Se você é fãs da cultura da grande nação japonesa, seja ela por meio dos games, geração Manchete™, geração download de animes ou colecionadores da época que as editoras nos respeitavam mais, dependendo do seu conhecimento você entende há que divisões de estilo, ou até mesmo, é a pessoa que dá aula sobre o tema. Para quem ainda não conhece e para quem quer reforçar, e nos ajudar nos comentários, vamos conhecer os estilos e tipos de mangás e animes que os japoneses criam.

Shoujo (少女)


O estilo shoujo (少女) é designado para os mangás cuja as histórias, são focadas em protagonistas femininas, sendo no geral, uma história romântica e envolvendo colegiais. Esses mangás são voltados principalmente para o público feminino. O gênero possui derivados e um deles provavelmente vocês conheçam melhor: Mahô Shoujo. No majokko (como também é conhecido sendo traduzido como meninas feiticeiras, 魔女っ子) as protagonistas possuem capacidades sobre-humanas, magias e etc.

Versão brasileira Gota Mágica (contenha o suor dos olhos)

Exemplos de shoujo: Fruits Basket, Jigoku Shoujo.
Exemplos de majokko: Sailor Moon, Guerreiras Mágicas de Rayearth, Corrector Yui, Meninas Super Poderosas Geração Z, Sakura Card Captors.

Shonen (少年)

WUATATATATATATATATATATATATA!

Quiçá o estilo mais conhecido no Brasil, junto com o Shoujo, o shonen (少年) está em praticamente tudo que nós vemos, e até mesmo, o que vivemos. Os recreios nas escolas na década de 1990 era um típico episódio de Yu Yu Hakusho em muitos lugares e eu não conheci essas tretas por querer. Assim como no exemplo das meninas, aqui é o inverso, é tudo voltado para público masculino e sim, também existem o Mahô Shonen. O romance aqui é regrado com muita violência.

As meninas que me desculpem, mas mesmo com um pouco de shoujo na vida, conheço mais os shonens né. os exemplos vêm aos montes, afinal, cresci vendo Cavaleiros do Zodíaco, Shurato, Samurai Warriors, Captain Tsubasa, Yu Yu Hakusho(as duas dublagens mas a primeira é a melhor versão do anime, até melhor que o japonês ah muleke), Yu-Gi-Oh!Street Fighter II. Fatal Fury, Art of Fighting, Samurai Shodown, Darkstalkers, Mortal Kombat (êpa, intruso ocidental), entre outros. Estando mais velho conheci a maravilhosa obra de Buroson: Hokuto no Ken e Souten no Ken.

Rapadura é doce mas não é mole não.


Existem as obras que ficam no meio termo entre o shonen e o shoujo, sendo estes, os famosos por mostrarem que por diversas vezes, não é fácil classificarmos um anime/mangá. Para você qual o gênero correto para Ranma 1/2, InuYasha e School Rumble? shonen, shonen e shoujo

Outros exemplos: One Piece, Bleach, Naruto (para muitos yaoi), Death Note,

Kodomo

O kodomo (子供) é voltado para o público infantil e com isso vemos obras mais carismáticas e muitas delas marcaram época e atravessaram décadas. Os mangás são conhecidos como kodomuke mangá (子供向け漫画) e os animes como komoduke anime (子供向けアニメ) Para facilitar o entendimento vamos ao exemplos: Astro Boy, Kirby, Beyblade, Pokémon (com controvérsias), Hamtaro, Doraemon.

Amiga Laura, não, pera... Laura errada.

Gekiga (劇画)

Neste estilo encontramos obras mais adultas, no sentido de serem mais sérias, O estilo foi criado por Yoshihiro Tatsumi, e adotado por muitos artistas. É o equivalente no mangá, ao que Will Eisner realizou nas HQ ao criar o estilo graphic novel, para escrever histórias em quadrinho mais sérias (como o eterno exemplo de Frank Miller com Batman - The Dark Knight Returns).


O estilo carrega um traço mais pesado com suas tramas mais distribuídas nos temas de tramas psicológicas, vnganças e buscas pela justiça, guerras, forte uso de armas entre outros. Alguns exemplos são: A Lenda de Kamui, Kozure Okami (Lobo Solitário), Vagabond, Sanctuary e Akira.

Ecchi (エッチ)

99% ecchi mas aquele 1% ele viu hentai.
Chegou o momento que os tarados e taradas de plantão tanto aguardavam. A palavra ecchi é dirigida as pessoas e com isso, o significado dela é: pornografia. Entretanto seu uso acaba sendo como um adjetivo, por exemplo, revista ecchi. Nos lados de cá, no ocidente, resolveram empregar o uso da palavra para o meio termo do normal ao hentai, ou seja, é praticamente ensaio sensual sem deixar mamilos escaparem. 

Caso um anime ou mangá, entre suas cenas sensuais não envolva nada explicito na exibição do corpo humano, ele será ecchi. Qualquer sinal de nudez que leve a outros atos, muda a categoria. Resumindo, no ecchi, vale apenas as insinuações sexuais e sexo implícito. É muito comum que as obras acabem utilizando humor nessas cenas, finalizando o que seria algo mais safadjénho, como nos vídeos de massagem feliz.


Exemplos de ecchi: Love Hina, Mahou Sensei Negima, Onegai Twins, Green Green e Magikano.

Josei (女性) e Yuri (百合)

Miga sua loka, seacalme ou te acalmo...
Não se deixe levar pelo nome, o estilo não envolve aves falantes com programas televisivos, e sim, as moças adultas... acho que de alguma forma se conectam sim nesse caso. As ligações terminam ai pois, depois do ecchi, a coisa vai esquentando e o Josei (女性)maier é o que é chamado de amadurecimento do shoujo (quase como as Scandal siando do Shoujo S chegando no Stamp!). Enquanto as histórias podem conter todo tipo de abordagem, espere de tudo.

É muito comum os josei terem muito de yuri, ou seja, história com pegadas românticas entre mulheres. Dificilmente veremos histórias muito fantasiosas ou de ficção, veremos um pouco de "novela" na concepção, com o cotidiano e suas dificuldades da vida feminina aparecendo com maior frequência. Ao envolver sexo nas história, chegamos no yuri, que é o estilo justamente para isso: romance e sexo entre pessoas do mesmo sexo sendo elas mulheres.


Exemplos: Girls Friends, First Lover Sisters, Shojo Sect, Sailor Moon (você sabe do que estou falando ( ͡° ͜ʖ ͡°)), Queens Blade, Ikki Tousen.

Seinen (青年)

Não, não é um anime sobre o Amim Kader.
Assim como o josei é a versão adulta do shoujo, o seinen (青年) faz o mesmo com o shonen. O termo significa homem jovem com o público alvo estando entre os 20 aos 40 anos.É muito comum vermos os protagonistas com a pegada do shonen, como estarem em idade escolar e passarem pelos mesmos problemas. 

Uma curiosidade para auxiliar na distinção de ambas, é o uso de kanjis de nível universitário e hoje em dia, algumas séries clássicas do shonen estão recebendo continuação como seinen. O melhor exemplo é Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya no original). Isso acontece para fazer com que aquele público que no passado, era do shonen, e agora cresceu, continue acompanhando suas aventuras favoritas e elas acompanhando seu crescimento.


Exemplos de seinen: Afro Samurai, Akagi, Akira, Berserk, Elfen Lied, Gantz, Ghost in the Shell, Hellsing,One-Punch Man.

Yaoi (やおい|)

Assim como existem as histórias envolvendo josei com yuri, dando aquela pegada hentai. Também existem o oposto e temos os yaois. As histórias yaoi como você já deve ter ligado os pontos, são os romances entre homens nas histórias e estas, também podem se envolver com os outros estilos e, assim como os exemplos de josei com yuri, pode ser algo secundário dentro de shonen, um shoujo (mais comum) ou mesmo um seinen.

Exemplos: Ai no Kusabi, Blood Honey, Kizuna, Sex Pistol (sugestivo demais ( ͡° ͜ʖ ͡°)).

Hentai (変態 ou へんたい)

E para finalizarmos os principais estilos, gêneros, tipos, divisões, ou seja como voc~e preferir chamar, para os animes e mangás, chegamos no lado doce da vida. Ou não. É aqui que rola altas putarias, MESMO, de todos os tipos com ou sem quadradinhos. Então jovens, tomem muito cuidado com as obras que procuram, especialmente quando seus pais estiverem por perto. para não ser um tremendo de... divisão dos pornôs da locadoras, deixarei uma dica e um exemplo: praticamente todo anime tem versão hentai, alguns possuem oficialmente no cronologia como a terceira parte de El Hazard. Se quiser entrar nesse mundo quebrando muitas ideias que você acredite, te deixam muito pensativo ou "em choque", conheça a série Bible Black.

Waka talk


Nesse artigo resumi os principais e os que vocês mais irão topar, entre os gêneros de animes e mangás. Existem ótimas obras, obras boas, outras regulares, algumas que com o tempo engrenaram e claro, aquelas que flopparam totalmente.

Um conselho amigo, especialmente para os jovens que vão para os eventos e precisam dos pais como companhia para poder ir. Você já sabe o que vai encontrar em áreas como: yaoi, yuri, então, é por sua conta em risco. ignore o aviso se é o seu mundo preferido entre os animes e mangás e claro, não está com os pais.

Quais suas obras favoritas de acordo com os estilos de mangás e animes que você conheceu?

Sobre Wakashimazu

Gamer de nascimento, guitarrista por insistência, se divide em três para dar conta de dominar o mundo da música, dos jogos e dos otakus, enquanto lida com a caixinha de surpresas chamada de vida. Pode ser encontrado no Last FM, na Live ou no fórum!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.