Edukatu lança percurso pedagógico e jogo sobre resíduos e reciclagem


Você sabia que o brasileiro gera aproximadamente 1,4 kg de lixo por dia? E que 70% de todo o lixo seco produzido no País é composto por embalagens? A pior parte é que 80% delas são descartadas após um único uso.

Pensando na grande quantidade de resíduos que geramos e no desafio de mudar essa realidade envolvendo toda a sociedade, o Instituto Akatu, em parceria com a Braskem, lança o Percurso “Turma que Recicla” do Edukatu, plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade.

O novo conteúdo reúne diversos recursos pedagógicos – como animação em vídeo, infográficos, jogo, dicas e materiais de apoio – para que professores promovam entre alunos e toda a comunidade escolar a conscientização sobre a importância de gerar menos resíduos e descartá-los corretamente.

“Para estimular o uso pelas crianças, o novo percurso “Turma que Recicla” traz atividades gamificadas e fala de forma simples e didática, entre muitos assuntos, sobre o papel dos catadores, sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as embalagens. Esse assunto já era tratado em outros percursos do Edukatu, mas, devido a sua grande importância, percebemos que merecia um destaque ainda maior”, explica Silvia Sá, gerente de Educação do Instituto Akatu.

Renata Ebert, responsável pelos projetos sociais da Braskem, acrescenta: “A atuação no Edukatu reafirma o comprometimento da Braskem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O novo percurso aborda consumo consciente, reciclagem e reúso, temas presentes neste compromisso.”

Em dois anos de existência, o Edukatu já alcançou 63.802 pessoas, sendo 20.944 professores e alunos participantes da rede, em 2.097 escolas. Além disso, as atividades do projeto contaram com a união da comunidade escolar, com 1.050 projetos implementados com a participação comunitária e 42.858 pessoas sensibilizadas para a sustentabilidade e o consumo consciente.

Professores podem cadastrar-se gratuitamente no Edukatu. Basta acessar este link: bit.ly/cadastro-edukatu



Jogo “ReciclaKi”
Dentro do percurso, o Edukatu também lança um novo jogo, chamado “ReciclaKi”, em que estudantes transformam-se em catadores de recicláveis e aprendem sobre a importância de separar e destinar corretamente os diversos materiais.

Enquanto uma esteira fica em movimento com materiais de plástico, metal, papel, vidro, não-recicláveis e itens perigosos, um cronômetro marca a contagem regressiva de 60 segundos e um placar mostra a quantidade de itens separados corretamente. O objetivo do participante é triar o maior número de itens no menor espaço de tempo e aprender mais sobre o descarte correto dos materiais. O game está disponível também para download para celulares com Android e iOS.

A plataforma Edukatu é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP, Fundação Cargill, Costa Brava, KPMG e Grupo Mais Unidos, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Sobre o Edukatu
O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas.

A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP, Fundação Cargill, Sabesp, Costa Brava, KPMG e Grupo Mais Unidos, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos.

O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.

Sobre a Braskem
Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 54 bilhões, a Braskem também é a maior produtora mundial de biopolímeros – com capacidade de 200 mil toneladas anuais de polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde).

Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com mais de 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa.

Via Akatu

Sobre Bruna

Nerd preguiçosa, pseudo metalhead, cristã, metida a jornalista, mas formada em publicidade. Faz-tudo, sofre-com-tudo, nunca-dorme-direito. Expert em virar criança com Pokémon e Saint Seiya.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.