No próximo dia 10 Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos estreia nos EUA com a esperança de dar as boas-vindas a tempos melhores para as adaptações de games para o cinema. O diretor Duncan Jones declarou o desejo de rivalizar com franquias como Peter Jackson e Senhor dos Anéis, e somando isso à projeção de bilheteria na estreia  de apenas 25 milhões de dólares, ficando atrás de nomes como Truque de Mestre 2 e Invocação do Mal 2..

...Orcs, humanos & cia terão um longo caminho a percorrer. Só que da mesma forma que filmes como X-Men: Apocalypse e Batman vs Superman viram suas salvações na bilheteria internacional, Warcraft pode estar indo pelo mesmo caminho.

Duas semanas atrás o filme estreou em 20 mercados internacionais e faturou sólidos 30 milhões, indicando que pode haver alguma salvação. E mais do que isso: novamente a China se mostra uma peça chave na indústria do cinema no que segundo o Variety, Warcraft fez incríveis 46 milhões de dólares só no primeiro dia em solo chinês.

Com isso temos inclusive a quebra do recorde na China: o de melhor estreia fora de final de semana, que pertencia aos 28.3 milhões de Vingadores: Era de Ultron. Para os cinco primeiros dias no país, a previsão é de que a bilheteria de Warcraft chegue na casa dos 150 milhões de dólares. (!)

São boas notícias, sobretudo considerando que os atuais 121 milhões de bilheteria mundial quase cobrem os custos de produção (desconsiderando os de marketing), e que o longa ainda tem tempo para ficar em cartaz e quem sabe, não ser um desastre financeiro.

A grande questão que fica, entretanto, é bem normal: se a bilheteira geral será suficiente para garantir um ou dois mais filmes. Um caso relativamente recente de bilheteria americana ok, mas de sucesso internacional que garantiu sequência foi Lucy, do diretor Luc Besson. Outro ainda mais recente é Pacific Rim, que apesar da bilheteria de 101.8 milhões nos EUA, conseguiu o segundo filme graças aos 411 milhões internacionais.


O objetivo da Universal é lançar uma franquia de filmes para Warcraft, então faturar bem é uma necessidade, bem como abrir o olho, pois a competição será grande com as estreias de Procurando Dory e Independence Day: Resurgence. Além é claro da propaganda boca-a-boca, que tem se mostrado muito importante em 2016.

Resumindo, há um potencial. Também há o risco. Mas vamos torcer para tentar espantar nem que seja 10% da maldição dos filmes de games? Já chega desse sofrimento.

Sobre Bruna

Nerd preguiçosa, pseudo metalhead, cristã, metida a jornalista, mas formada em publicidade. Faz-tudo, sofre-com-tudo, nunca-dorme-direito. Expert em virar criança com Pokémon e Saint Seiya.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.