Universitários e faculdade se unem para realizar campeonato de e-Sports

Campeonato realizado entre alunos da Inatel no primeiro semestre - foto: Regis Melo

A notícia de que jovens estudantes de Minas Gerais estão organizando o primeiro campeonato de e-Sports entre faculdades do Brasil espalhou rápido. Afinal, o grupo que gosta de jogos como League of Legends (LoL), FIFA e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) é imenso. E eles se comunicam instantaneamente, o tempo todo.

Mas o estudante do 5º período de Engenharia de Computação, Filipe Campos, idealizador da Liga Universitária de e-Sports (LUE), afirma: "o apoio do Inatel é decisivo para a realização do campeonato da LUE. Só está dando certo por conta disso".

O campeonato ocorrerá nos dias 8 e 9 de outubro no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, e deve reunir 180 jogadores, além do público que poderá acompanhar a final no teatro da instituição. O Inatel apoia a Liga criada pelos alunos e vai oferecer toda a estrutura física para a competição.

Isso inclui laboratórios, computadores, teatro, salão de eventos, ginásio para alojamento dos jogadores, além de café da manhã e da tarde para os universitários participantes. Além dos jogos, o evento terá palestras e apresentações.

Serão 16 equipes de cada modalidade de jogo e o dinheiro da inscrição será utilizado para a premiação dos vencedores. Os universitários que curtem os jogos já estão se movimentando para formar times e garantir a inscrição.

"Estudantes do Amapá, Mato Grosso, Espírito Santo, São Paulo e Belo Horizonte já entraram em contato buscando informações sobre o campeonato e vários elogiam a iniciativa da Liga e o apoio do Inatel para que o torneio seja realizado", conta o estudante de Engenharia de Controle e Automação do Inatel José Guilherme Ribeiro da Silva, que também integra a LUE.

Não é de agora que o Inatel apoia ações que envolvem jogos. Desde 2013, a faculdade tem um laboratório exclusivo para o desenvolvimento de games e aplicativos e também deu suporte à realização de dois campeonatos entre os alunos da instituição. 

"Os jogos não são apenas entretenimento, desenvolvem algumas habilidades importantes como raciocínio lógico, rápido e trabalho em equipe", explica o coordenador do Laboratório de Computação Gráfica, Games e Aplicativos Móveis do Inatel, professor Renzo Mesquita.

O coordenador do curso de Engenharia de Computação do Inatel, professor Guilherme Marcondes, reforça ainda que apoiar os jovens estudantes é importante para que eles saibam equilibrar diversão e estudos. 

"Ter disciplina tanto para os jogos quanto para a faculdade. Apesar de ter hoje jogadores profissionais de e-Sports, não necessariamente o estudante que gosta de games vai atuar nessa área no futuro. Mas o que ele aprendeu com essa prática vai ser aplicado em outros projetos profissionais".

Outras informações do campeonato da LUE, no site luebrasil.com.br.

Laboratório de Computação Gráfica, Games e Aplicativos Móveis do Inatel

Via INATEL

Sobre Bruna

Nerd preguiçosa, pseudo metalhead, cristã, metida a jornalista, mas formada em publicidade. Faz-tudo, sofre-com-tudo, nunca-dorme-direito. Expert em virar criança com Pokémon e Saint Seiya.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.