Tal como eu disse no Slowpoke News 3, uma decisão bastante difícil, porém muitas vezes necessária é saber a hora de parar e reconhecer que você queimou toda lenha que tinha para queimar. Se você sai de cena na hora certa ainda pode manter uma carreira mais ou menos digna, um retrospecto positivo, o carinho dos fãs, mas se você não faz isso... O risco de cansar as pessoas, manchar sua imagem com ideias bizonhas e desnecessárias é bem grande. Assim a Konami vai fazendo com Metal Gear Survive.

Survive ganhou novo vídeo de gameplay durante a Tokyo Game Show e bem... Ele já passa dos 21 mil dislikes, e não dá para culpar a galera por isso: em 2016 a Konami anuncia um novo Metal Gear, algo absurdo considerando que a obra é do Hideo Kojima, e as duas partes se desentenderam muito nos dois últimos anos (mais ou menos). E que o Kojima saiu da Konami. Vão lançar assim mesmo? Vão, e com uma ideia que grita desespero em fazer o jogo ser aceito, o que pode muito bem não dar certo. Veja o vídeo:


Zumbis. A Konami transformou Metal Gear num jogo de sobrevivência com zumbis que tal como eu acabei de dizer, grita a falta de criatividade e desespero de tentar fazer o jogo vender agora com a ausência do Kojima, que sempre garantiu a alta qualidade da obra que ele mesmo criou. E isso é bem ruim, porque recorreram a um dos gêneros de jogo mais batidos que existe na indústria. Duvida? Vou fazer no corre uma lista com todos os jogos desse tipo que vierem na ideia:

  • Left 4 Dead 1 e 2
  • Os sete games de Dead Rising 
  • 7 Days to Die
  • Dying Light
  • Killing Floor 1 e 2
  • Deadlight
  • Bordelands, que é uma franquia
  • Resident Evil (auto-explicativo, né?)
  • DayZ
  • WarZ
  • Dead by Daylight
  • H1Z1
  • The Walking Dead (com mais de um jogo)
  • O "modo zombies" de Call of Duty, que existe faz um tempo
  • Até Minecraft você pode incluir na lista

Com certeza eu sei que tem outros jogos famosos e não tão famosos que eu deixei de fora, a prova disso são os 297 jogos com a tag "zumbi" que existem na Steam. Eu nunca gostei muito de jogos com zumbis, embora desses os únicos que eu realmente confesso realmente terem me cativado foram Left 4 DeadH1Z1. Então fica mais difícil não criticar a tática da Konami, né?

E falando no diabo, Kojima também passou pela Tokyo Game Show, então não tinha como fugir de falar dessa loucura:
Isso não tem nada a ver comigo. Os jogos de Metal Gear são sobre política ficcional e espionagem. Onde é que zumbis se encaixam nisso?
Bingo. Metal Gear se tornou um fenômeno aí: tretas políticas, histórias emocionantes, mecanismos de furtividade pioneiros, e etc. É videogame arte na melhor forma. Jogos com zumbis você tem vários, jogos de política e espionagem não existem na mesma proporção. Tem a franquia Splinter Cell, sim, mas a frequência com a qual esse tipo de jogo surge é razoavelmente menor.

Outro que passou pela feira e comentou o Caso Survive foi o ex-designer de personagens e mecânicas de Metal Gear, Yoji Shinkawa, que está trabalhando com o Kojima em Death Stranding, novo game com o ator Norman Reedus e uma protagonista mulher, mostrando um diferente lado do ator, plus um tipo de jogabilidade online diferente de tudo que se viu.

Se eu tivesse trabalhado naquele game, ele teria mechs. 
(Isso depois de ter negado o envolvimento na produção da Konami)

Os comentários dos fãs no Youtube são uma festa de críticas. Mas dos que eu li, todos foram justos. Bom senso na internet, que coisa rara! Eu diria que existe a diferença entre mudança, como os irmãos Russo ao adaptar Guerra Civil para os cinemas sem perder a ideia original, e esse caso. Zumbis até poderiam entrar num contexto político com bom encaixe, mas ficou claro que Survive só leva o nome "Metal Gear" numa tentativa de marketing malandro fail, onde talvez o jogo seria até melhor recebido se tivesse outro nome.

Mas ainda assim, pelo gênero ser tão rodado, e com a fama da Konami bem arranhada.. Pode até ter sucesso, vai saber. Mas olhando o aqui e agora é difícil garantir.

E vamos indo. Pero si pero no, Metal Gear Survive será lançado em 2017 para PS4, Xbox One e PC. Vamos ver a mortadela que isso dá.

Sobre Bruna

Nerd preguiçosa, pseudo metalhead, cristã, metida a jornalista, mas formada em publicidade. Faz-tudo, sofre-com-tudo, nunca-dorme-direito. Expert em virar criança com Pokémon e Saint Seiya.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.