Um dos animes que estão na história da animação japonesa, reunindo em desenho os elementos tradicionais do Tokusatsu como a equipe de super heróis coloridos, líder destacados, personalidades bem distintas e rivalidades e desejos dentro do grupo, nasceu em 1º de outubro de1972, pela produtora Tatsunoko, o Science Ninja Team Gatchaman, ou apenas Gatchaman para os íntimos. No Brasil a série também ficou conhecida como G-Force: Os Defensores do Espaço.

O anime durou ao todo 105 episódios, encerrando sua exibição original em setembro de 1974 pela Fuji TV. Anime possui as sequências Gatchaman II e Gatchaman Fighters, porém, poucos fazem ligação com os ventos dos 105 episódios iniciais contendo poucas referências, e até mesmo continuação. Como toda série de sucesso que se prese, recebeu OVA também, e, quando ganharia um OVA atualizado para a década de 2010, o projeto foi engavetado. O lado bom que pouco tempo depois ganhamos o live action de 2013.
Em um futuro próximo, a organização terrorista Galactor declarou guerra contra o mundo. O grupo possui tecnologia mais avançada do que os governos mundiais e ocupa mais da metade do planeta. O Dr. Kozaburo Nambu da Organização Internacional de Ciência reúne cinco agentes e os treina para serem super-heróis ninja. Conhecidos como Gatchaman, eles tem a missão de derrotar Galactor.

O filme começa mostrando um pouco do passado dos primeiros escolhidos e isso nos ajudará com o futuro do enredo conhecendo os jovens Ken Washio, George "Joe" Asaskura e a pequena Naomi. Desde criança eles receberam a oportunidade de realizarem suas vinganças contando como escolhidos pelo cristal que concede super habilidades aos seus escolhidos.
Pesquisando sobre as diferenças da Naomi do anime com a do filme, não fica claro se são as mesmas personagens, porém, isso não altera a narrativa original adaptada.
Alguns anos no futuro, vemos o jovem Ken, agora adulto, liderando uma equipe para evitar uma tragédia mundial na sede da ISO em Tokyo, na qual, estavam reunidos os demais lideres mundiais da ISO. Nesse momento conhecemos os membros do Gatchaman de forma simples e direta, percebendo suas características e na tela estática, sabemos qual ordem dele e a ave que representa no esquadrão.

Você não sabia que já conhecia Gatchaman

Liderados por Ken Washio (Ken The Eagle, interpretado por Tori Matsuzaka), número um do time e extremamente focado no sucesso da missão acima de tudo. Um líder realmente de foco e muitas vezes irritantes, parecendo não ter emoções sendo que na realidade, ele acaba utilizando de uma inteligência emocional e resiliência que nenhum treinamento de coaching vai te ensinar.

A equipe conta com Jun (Jun the Swan, interpretada por Ayame Gouriki) a única mulher do time e membro número três. Atrapalhada e sincera, nutri um forte amor (não correspondido) por Ken. Jinpei (Jinpei the Swallow, interpretado por Tatsuomi Hamada) é o mais novo do time e membro número quatro. No filme o personagem torna-se irmão de Jun e é o jovem hacker. O último membro é Ryu Nakanishi (Ryu The Owl, interpretado por Ryohei Suzuki), sendo um membro forte na equipe e piloto da God Phoenix.

Ken The Eagle
O membro número dois é George (interpretado por Go Ayano) e ele aparece no meio da primeira missão. Dentre os quatro membros, Joe apenas conhecia Ken devido a infância, enquanto conheceu os demais por relatórios. A personalidade de Joe é a típica do "sexto membro" das equipes de tokusatsu: personalidade própria, pinta de anti-heróis, rivaliza com o líder, conquista geral e sua irmã ama esse personagem.

Diferente do tradicional visto nos roteiros da adaptações japonesas, Gatchaman te explica sobre o universo, os personagens, um básico sobre o roteiro e te leva no filme. Ou seja, aqui não é necessário você ter assistido os 105 episódios do anime para poder entender, assim como eu já mencionei quando falei sobre Cavaleiros do Zodíaco A Lenda do Santuário (eu não esqueci sobre os filmes dos Rider...).

A trama possui uns plots que caem legal ao desenvolver da história e principalmente, vemos os personagens evoluir dentro do filme e mesmo com 110 minutos de película, conseguimos criar vínculos de amor e ódio com eles. O filme contêm toda a base do G-Force, o que é um ótimo sinal para os fãs que ainda não tenham conferido o longa, afinal, Berg Katse está presente.


Gatchaman é recomendado para você que gosta dessa onda de filmes de heróis, para você que cresceu na Geração Manchete™, você que ama a arte oriental, tokusatasus e afins.

Sobre Wakashimazu

Gamer de nascimento, guitarrista por insistência, se divide em três para dar conta de dominar o mundo da música, dos jogos e dos otakus, enquanto lida com a caixinha de surpresas chamada de vida. Pode ser encontrado no Last FM, na Live ou no fórum!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.